TRANSLATE

Translate

Portugal Spain Italy France United Kingdom(Great Britain) Germany China Japan Russian Federation
Como desconhecidos , porém bem conhecidos ; como morrendo , porém vivemos ; como castigados , porém não mortos ; Como entristecidos , porém sempre alegres ; pobres, mas enriquecendo a muitos ; nada tendo , mas possuindo tudo.

Evangelho de : Paulo



domingo, 6 de novembro de 2011

O mendigo



Perguntaram a Osho: Por que sou tão mendigo por atenção? O que posso fazer a respeito?
Esta é uma das fraquezas do ser humano, uma das debilidades profundamente enraizadas — pedir atenção. A razão de alguém pedir atenção é porque ele não conhece a si mesmo.

É apenas através dos olhos de outra pessoa que ele pode enxergar seu próprio rosto; ele encontra a sua personalidade na opinião dos outros — o que dizem importa imensamente.

Se eles o negligenciam, o ignoram, ele se sente perdido. Se você passa por alguém e não é notado, você começará a perder aquilo que colocou junto — a sua personalidade.É algo que você colocou junto. Você não a descobriu, ela não é natural — ela é extremamente artificial e arbitrária.

Não é só você que é mendigo por atenção; quase todos são. E toda situação não pode ser mudada até você encontrar seu autêntico eu — o qual não depende da opinião, da atenção, da apreciação e indiferença de ninguém; o qual não tem nada a ver com o outro.

Porque muito poucas pessoas têm sido capazes de descobrir suas realidades, o mundo inteiro está cheio de mendigos. No fundo, todos vocês estão tentando obter atenção; é o alimento da sua personalidade. Mesmo se as pessoas lhe condenarem, lhe criticarem, mesmo se elas estiverem contra você, isto é aceitável; pelo menos estão prestando atenção em você.

Se elas são amigáveis, respeitáveis, é claro que é bem melhor, mas você não pode sobreviver como uma personalidade sem algum tipo de atenção. Pode ser positivo, negativo, não importa. As pessoas devem dizer alguma coisa de você; respeitosamente ou não, ela atende o mesmo propósito.
Osho, em "O Livro do Homem"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O povo não precisa de liderança, o povo precisa de consciência e tem muita gente fazendo esse trabalho, acadêmicos e não acadêmicos. Eu sei porque eu trabalho em favela muitas vezes e sei que tem muito movimento cultural rolando. Tem muito trabalho de base acontecendo. Ele não aparece e é bom que não apareça, porque se aparecer, o sistema vai lá pra acabar com aquilo. ( Eduardo Marinho )